CONSULTORAS DA UERN (MEC) REALIZAM MONITORAMENTO DO PAR EM UPANEMA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
Durante os dias 27 e 28 de Setembro de 2010 aconteceu o monitoramento das ações do PAR em Upanema, as professoras consultoras Maria do Socorro Rodrigues e Maria Leopoldina da Silveira da UERN Campos de Assú, estiveram reunidas durantes esses dias no gabinete da prefeita Maristela, junto a equipe que formulou o PAR em 2007. Este é o segundo encontro de monitoramento das ações desenvolvidas em Upanema na área da Educação. A Equipe envolvida tem representatividade do Secretário de Educação, técnicos, professores, representantes conselhos, coordenadores, supervisores, diretores, e consultores do MEC aqui já citados. Ao final do encontro os se tem um exato diagnóstico de como estão funcionando os as ações do PAR em nossa cidade assim como suas sub-ações no que se refere a sua implementação. O encontro tem fundamentalmente uma função de avaliação do município na realização das ações formuladas de 2007/2011 para acompanhamento do governo Federal e autoridades que tem acesso ao SIMEC, uma plataforma onde estão registradas todas as ações do PAR realizadas em cada município brasileiro.
Mas o que é o PAR?
A partir do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, todas as transferências voluntárias e assistência técnica do MEC aos municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) — instrumentos fundamentais para a melhoria do Ideb.
Todos os governadores, prefeitos e secretários de educação que se cadastrarem no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) recebem uma senha para acompanhar pela internet o andamento dos projetos de melhoria do ensino. O restante dos cidadãos não tem acesso a nenhum dado sobre o progresso das ações do PAR.
Além de consultores o MEC também fornece apoio técnico por meio de uma parceria com 17 universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Já quando a ajuda vem na forma de dinheiro, o município precisa firmar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano. Hoje, todos os 5.563 municípios brasileiros estão comprometidos a realizar o Plano de Ações Articuladas, segundo o Ministério da Educação.
Estiveram presentes ao encontro João Marinho, Luciene, Fátima,Inácio Araújo, Luciano Medeiros, Adelcina Medeiros, Francisco José, Anatércio, Severino, Fernanda Suerda, Kilza, Josenilda, Conceição, Edimi Medeiros e Leni, que são atualmente a equipe do PAR em Upanema.