NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO

Breaking News
Carregando...

Upanema receberá mais 2 ônibus do Programa Caminho da Escola




O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 pelo Governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Nosso município já foi beneficiado com a aquisição de 02 ônibus e já firmou convenio com o FNDE para mais um ônibus rural escolar reforçado médio modelo ORE O2R com capacidade de 31 a 44 passageiros. O recurso de R$ 198.000,00 já foi liberado. O contrato com a empresa fornecedora a MAN Latin America LTDA já foi assinado e estamos aguardando a entrega do onibus. Esta semana a Secretaria Municipal de educação recebeu um e-mail confirmando a contemplação de mais um ônibus rural escolar reforçado grande, modelo ORE 3R com capacidade para 44 a 59 passageiros no valor de 212.000,00.A aquisição dos ônibus será concretizada graças à parceria do município com o FNDE, quando o município terá que entrar com uma contra partida de 1% do valor total do transporte e o restante será repassado pela autarquia federal, sendo uma solicitação da Secretaria de Educação, dentro do Plano de Ações Articuladas - PAR.

Nenhum comentário