NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO

Breaking News
Carregando...

FORMAÇÃO PELA ESCOLA EM UPANEMA



O município de Upanema, dentre vários outros do nosso Estado, agora faz parte do Programa Formação pela Escola. Nos dias 21, 22 e 23 de Julho de 2010 aconteceu em Mossoró uma Capacitação para Novos Tutores do Programa, as nossas representantes foram Conceição Carvalho e Luciene Santos, funcionárias da Secretaria de Educação, que serão as responsáveis pelo desenvolvimento do programa na nossa cidade, estando à frente da formação das turmas, monitoramento das aulas presenciais, acompanhamento e auxílio aos Cursistas no que for necessário.
.
O que é o Formação pela Escola?
.
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Os cursos de formação vêm sendo realizados para capacitar os participantes a respeito dos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); Programa do Livro (PLi); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Logo estará disponível curso sobre Prestação de Contas.
.
Quem pode participar do Formação pela Escola?
.
Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários alocados nos programas e ações financiados pelo FNDE, tais como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos e gestores públicos que atuam no segmento da educação básica, alunos, pais de alunos, pessoas que tenham interesse em conhecer os programas do FNDE.
.
Como é o Formação pela Escola?
.
O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo de Competências Básicas, com a temática o FNDE e o apoio às políticas públicas para educação básica, obrigatório a todos os participantes; e quatro módulos temáticos (PDDE, PNATE, PLi, PNAE e FUNDEB), que poderão ser escolhidos conforme o interesse do participante. No inicio e no final de cada módulo, haverá encontros presenciais, para socialização e troca de experiências.
A avaliação dos participantes será feita de duas formas: a auto-avaliação e a avaliação do desempenho e do trabalho final de módulo, conferida pelo Tutor do Formação. Ao término da capacitação, será entregue ao cursista um certificado para cada módulo em que obtiver aprovação.
.
Como é o material didático utilizado?
.
O curso conta com o material didático nas versões impressa e on-line, cujos textos dos módulos são de linguagem simples e acessível, para proporcionar leitura agradável e de fácil compreensão. Cada módulo é composto por um caderno de estudos e um caderno de atividades.
.
Que apoio tem o participante durante o curso?
.
No Formação pela Escola, o aluno é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, cuja principal figura é o Tutor do Formação. Este tutor é o orientador técnico e pedagógico responsável, inclusive, pela condução dos encontros presenciais, voltados para discussão e a socialização das experiências adquiridas ao longo do curso. Também existe a equipe gestora estadual ou distrital do Formação pela escola, que monitora e avalia as atividades de tutoria.
.
Obs.: Os interessados em fazer a pré-matrícula podem procurar a Secretaria de Educação ou as Tutoras Municipais.


Um comentário

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - PUC/RIO disse...

Luciene eu vi o estrato do dinheiro do PDDE e lá consta que o Maria Gorete vai receber os 18 mil da acessibilidade mais quase 15 mil, totalizando mais ou menos 33 mil.